Árvore líquida - LIQUID 3
Atualizado: 7 de ago.
A cidade de Belgrado na Sérvia introduziu uma ferramenta inovadora chamada “árvore líquida” para ajudar a combater a poluição do ar. Este fotobiorreator urbano foi desenvolvido pelo Dr. Ivan Spasojevic e sua equipe do Instituto de Pesquisa Multidisciplinar da Universidade de Belgrado. O LIQUID 3 usa microalgas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar, captando o dióxido de carbono e produzindo oxigênio por meio da fotossíntese.
O LIQUID 3 captura a mesma quantidade de uma árvore de 10 anos ou 200 metros quadrados de grama. Sua função é semelhante à das árvores e da grama, mas as microalgas são ainda mais resilientes e podem sobreviver em ambientes poluídos onde as árvores não conseguem. O LIQUID 3 destina-se a preencher espaços urbanos onde a plantação de árvores é impossível sem substituir florestas ou planos de arborização existentes.
O LIQUID 3, localizado numa zona urbana movimentada onde as emissões de CO2 são elevadas, serve de bancada ou uma parada de ônibus, e tem carregadores para celulares e um painel solar que proporciona iluminação durante a noite. O projeto visa popularizar e expandir o uso de microalgas na Sérvia, que podem ser usadas no tratamento de águas residuais, como composto, para produção de biomassa e biocombustíveis, e para purificação do ar.
Apesar de trazer esta imagem inovadora para o uso das microalgas em uma melhora da qualidade do ar, o projeto também é polêmico, pois pode ser encarado como uma substituição das árvores no ambiente urbano. E você, o que acha desta inovação?
Texto traduzido e adaptado de: https://www.manufacturingtodayindia.com/sectors/an-ingenious-solution-to-air-pollution-a-liquid-tree
Vídeo traduzido por: Água e Efluentes
Vídeo original: Zoomin TV
Comments