Ácido Peracético para desinfecção de esgoto e efluentes industriais
A desinfecção de efluentes, crucial para garantir a segurança e a qualidade ambiental, é feita através de diversos métodos como produtos químicos clorados, radiação ultravioleta, ozônio, peróxido de hidrogênio e processos oxidativos avançados (POA’s), bem como soluções naturais, como lagoas de polimento ou maturação, entre outros.
Cada método possui seus prós e contras. Alguns podem gerar subprodutos indesejados ao interagir com a matéria orgânica, enquanto outros demandam operação e manutenção complexas, além de custos elevados e baixa eficiência em determinadas situações.
Um produto químico não clorado que se destaca como esterilizante, fungicida, viricida e bactericida em setores como alimentício e hospitalar é o Ácido Peracético. Este produto tem demonstrado resultados promissores na desinfecção de efluentes e já está sendo adotado por empresas de saneamento.
O Ácido Peracético se destaca pela alta eficiência de desinfecção, mesmo em baixas dosagens, além da facilidade de aplicação, que requer apenas um tanque de armazenamento e uma bomba dosadora. Além disso, não há necessidade da remoção de subprodutos indesejados e praticamente não ocorre alteração no pH do efluente.
Essa substância pode ser obtida pela oxidação do ácido acético pelo peróxido de hidrogênio. Normalmente, a concentração comercial do ácido peracético é de 15%, sendo uma reação de equilíbrio, em que estão presentes ácido acético, peróxido de hidrogênio, ácido peracético e água. É um líquido incolor levemente amarelado e de odor característico.
A GR Química fornece ácido peracético nas concentrações de 5% e 15%, em diferentes volumes, que podem ser utilizados diretamente para aplicação na etapa de desinfecção.
Saiba mais em: grindustria.com.br
Comments