Turbidez e Sólidos Suspensos Totais
A turbidez e os sólidos suspensos totais (TSS) são duas medidas comumente usadas nas estações de tratamento. Embora estejam relacionadas, elas não são a mesma coisa e apresentam algumas diferenças importantes.
A turbidez refere-se à quão turva ou opaca está uma amostra de água, efeitos causados pela presença de sólidos em suspensão. A turbidez é normalmente medida usando um turbidímetro, que mede a quantidade de luz que é espalhada pelas partículas suspensas. Quanto maior a turbidez, mais turva é a água e maior a concentração de sólidos suspensos. A turbidez é expressa em unidades nefelométricas de turbidez (NTUs).
Os sólidos suspensos totais (em ingles, TSS) referem-se à massa total de partículas sólidas que estão suspensas na água. TSS inclui todas as partículas que são pequenas o suficiente para permanecer suspensas na água, independentemente de seu tamanho ou composição. Não confunda “suspenso” com “dissolvido”. Os sòlidos dissolvidos como os sais (sódio, cloretos, cálcio, etc) não entram na conta do TSS. O TSS é normalmente medido filtrando uma amostra de água com um filtro de 1,5 µm e pesando os sólidos que são coletados no filtro. TSS é normalmente expresso em miligramas por litro (mg/L).
Embora a turbidez e o TSS estejam relacionados, eles não são iguais. A turbidez é uma medida da claridade visual da água e é influenciada pelo tamanho, forma e índice de refração das partículas suspensas. O TSS, por outro lado, é uma medida da massa de todos os sólidos suspensos e não é influenciado por esses fatores. Isso significa que duas amostras de água podem ter o mesmo TSS, mas diferentes turbidez, ou a mesma turbidez, mas diferentes TSS. A turbidez é simplesmente mais usada nas estações de tratamento porque dá a resposta de forma instantânea e é uma análise muito mais barata.
Eles podem fornecer informações diferentes sobre os sólidos em suspensão presentes na água. A turbidez pode ser útil para identificar mudanças na concentração de sólidos suspensos ao longo do tempo, enquanto o TSS pode fornecer informações sobre os tipos e quantidades de contaminantes específicos que podem estar presentes na água.
Apesar de não ser a mesma coisa, uma boa prática para um sistema que capta água de um mesmo ponto é estabelecer uma relação entre os dois. Ao longo do ano, na temporada das chuvas, tanto os sólidos suspensos como a turbidez variam. Colete água bruta nos maiores intervalos de turbidez e analise conjuntamente o TSS. Com os resultados, é possível realizar uma relação gráfica entre as duas para determinar com mais precisão o TSS com base na turbidez. Isto serve por exemplo para previsão de lodo gerado na estação, pois todo o dimensionamento da ETA tem por base o TSS.
Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nenhuma destas e outras informações do meio do tratamento. www.aguaeefluentes.com.br