Tratamento de Águas e Efluentes contendo Surfactantes através do sistema Peróxido de Hidrogênio/Hipoclorito de Sódio
Águas e efluentes contaminados com detergentes são de difícil tratamento visto que esse tipo de contaminante apesar de comumente ser biodegradável, necessitaria de tempos de reação de dezenas de horas para tratamento por oxidação química ou biológica.
Tais tempos longos não estão usualmente disponíveis nas estações de tratamento. Nesse contexto, existe interesse em se dispor de processos de remoção de tensoativos de águas e efluentes que possam ser rápidos e de baixo custo.
Dentre os possíveis processos que possam oferecer essas características situam-se os chamados processos de oxidação avançada (POA).
O projeto da dissertação de mestrado da bióloga e mestre em engenharia dos materiais, Mariana de Faria Gardingo, com o título "TRATAMENTO DE ÁGUAS E EFLUENTES CONTENDO SURFACTANTES ATRAVÉS DO SISTEMA PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO/HIPOCLORITO", teve como objetivo avaliar um POA obtido pela combinação do peróxido de hidrogênio (H2O2) com o hipoclorito de Sódio (NaClO) como sistema gerador de oxigênio singlete (1O2) para a degradação de surfactantes em águas e efluentes industriais.
O oxigênio singlete é uma espécie eletronicamente excitada da molécula de oxigênio molecular (O2), extremamente reativa.
Foram avaliados sobre a eficiência de remoção do surfactante lauril sulfonato de sódio (SLS) os efeitos das possíveis variáveis operacionais: concentração inicial de tensoativo; pH; dose de H2O2 e dose de NaClO, em temperatura ambiente.
O sistema combinado peróxido de hidrogênio + hipoclorito de sódio gerando oxigênio singlete, mostrou-se efetivo na degradação do lauril sulfato de sódio (SLS) em água, permitindo que em condições de [SLS]i: 5 ou 10 mg/L, pH = 6 a 8, razão molar ([H2O2] + [NaClO]) : [SLS] = 2,5:1, atinja-se uma uma concentração final de [SLS] < 0,5 mg/L em um t = 60 minutos – em batelada.”
Para acessar o trabalho na íntegra clique aqui: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16388@1
Commentaires