Secador Solar de Lodos - Contribuindo para a redução de custos, a sustentabilidade e a economia circular
Os lodos gerados em estações de tratamento de água, esgoto sanitário ou efluentes industriais representam um custo operacional significativo para as empresas, podendo chegar a 60% dos custos operacionais totais da estação.
Este alto custo está associado principalmente aos serviços de remoção, transporte e destinação destes subprodutos, o qual acaba sendo geralmente para aterros sanitários ou industriais, ou até mesmo usinas de compostagem, conforme a classificação de cada lodo.
O que muitos profissionais e empresas ainda não sabem é que é possível reduzir drasticamente estes custos. Abaixo apresentamos algumas alternativas:
REDUÇÃO DE VOLUME
O lodo enviado para destinação final geralmente passa apenas pelo processo de desaguamento (ou desidratação), contendo ainda cerca de 80% de água. Atualmente existem alternativas sustentáveis para secagem de lodo, os quais não fazem uso de equipamentos complexos ou combustíveis, e que podem reduzir o volume do lodo em mais de 70%. Com esta enorme economia, o tempo de retorno do investimento desses sistemas acaba sendo muito rápido. Uma das principais soluções para secagem sustentável de lodo é o Secador Solar.
Além de haver uma economia significativa para a empresa com os custos relacionados à logística do lodo, essa redução no volume terá impacto positivo no meio ambiente, pois irá resultar em uma diminuição de caminhões transportando lodo nas rodovias, ou seja, uma menor quantidade de gases do efeito estufa e outros poluentes do ar sendo lançada para a atmosfera. Além disso, a vida útil dos aterros poderá aumentar, uma vez que o lodo irá ocupar muito menos espaço nas células em comparação ao lodo desaguado.
USO EM SOLO AGRÍCOLA
Grande parte do lodo gerado nas estações de tratamento citadas possuem grande potencial para reúso como insumo na agricultura, se tratados adequadamente e cumprirem alguns requisitos, pois atualmente já há regulamentação para isso (CONAMA, MAPA e CONSEMA - RS). Fazendo com que um subproduto que hoje gera uma alta despesa e seria disposto em um aterro, se torne uma nova receita para a empresa e tenha um destino nobre, contribuindo para a economia circular.
Alguns padrões exigidos para uso na agricultura podem ser alcançados através da secagem solar, como o teor de umidade e a concentração de organismos patogênicos, principalmente em lodos provenientes de estações de tratamento de esgoto sanitário.
A B&F Dias comercializa o Secador Solar de Lodos aqui no Brasil. E pode ajudar a sua empresa a reduzir custos com o lodo gerado na estação de tratamento. Você pode conhecer um pouco mais sobre esta solução clicando aqui: https://bfdias.com.br/sistema-de-secagem-solar-de-lodo/
No vídeo abaixo você pode conferir o funcionamento do Secador Solar.
Comments