Remoção de Fósforo de Efluentes utilizando Flotação por Ar Dissolvido (DAF)

A presença de fósforo em efluentes industriais e sanitários é um dos principais fatores responsáveis pela eutrofização de corpos d’água, fenômeno que causa o desenvolvimento excessivo de algas e compromete a qualidade da água, principalmente em ambientes lênticos (lagoas, barragens).
Esse fator pode afetar a fauna aquática e dificultar o tratamento da água para consumo humano, uma vez que a morte das algas pode liberar substâncias que conferem gosto e odor na água. Assim, o controle da concentração de fósforo nos efluentes é importante para a preservação dos recursos hídricos.
Existem diferentes tecnologias para a remoção do fósforo de efluentes, sendo classificadas geralmente em processos físico-químicos e biológicos. Métodos biológicos incluem a assimilação microbiana e processos biológicos avançados, alternando entre ambientes aeróbios e anaeróbios.
Já as técnicas físico-químicas envolvem a precipitação química por meio da adição de coagulantes, como sais de ferro ou alumínio, e eventualmente polímeros, seguida por processos de separação, como decantação ou flotação. Entre os métodos de separação, destaca-se a flotação por ar dissolvido, ou DAF (do inglês “Dissolved Air Flotation”), que tem se mostrado eficiente para a remoção de fósforo de efluentes. Confira este conteúdo completo e entenda mais sobre a remoção de fósforo utilizando DAF no blog da Linsul, clicando aqui: https://linsul.com.br/remocao-de-fosforo-de-efluentes-utilizando-flotacao-por-ar-dissolvido-daf/
A Linsul Indústria e Soluções Ambientais desenvolve e fabrica equipamentos e sistemas completos para tratamento de água e efluentes. A empresa fornece o sistema integrado de flotação por ar dissolvido (DAF), compacto e inovador, contendo floculador mecânico, sistema de correção de pH e sistema de geração de microbolhas com bomba tipo turbina e multiestágio.
Saiba mais sobre a empresa ou solicite um orçamento clicando aqui: linsul.com.br
Комментарии