top of page

Permanganato de Potássio: Conheça sua importância no tratamento de água

O permanganato de potássio (KMnO4) é um sólido cristalino roxo escuro que, ao ser dissolvido na água, forma uma solução de coloração rosa intenso, como ilustrado na imagem.


É usado principalmente para controle de sabor e odor, remoção de cor, controle do crescimento biológico na estação de tratamento (ETA) e reservatórios, além da oxidação de ferro e manganês. Também é utilizado na oxidação de compostos orgânicos da água bruta, com o objetivo de minimizar a formação de subprodutos prejudiciais da desinfecção com cloro. Embora tenha potencial elevado como oxidante, não é um desinfetante tão eficiente.


O permanganato de potássio é altamente reativo e oxida uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas. Nas reações ele é reduzido ao precipitado dióxido de manganês (MnO2). Todas as reações que acontecem são exotérmicas. Em geral, não é desejável manter residual de permanganato de potássio em função da tendência da água apresentar coloração rósea.


O excesso de ferro e manganês na água pode causar diversos problemas. A partir da oxidação, esses metais passam das suas formas solúveis (Fe2+ e Mn2+) para as formas precipitadas (Fe3+ e Mn4+), cuja remoção ocorre nas etapas de decantação e filtração na ETA.


A alcalinidade da água é consumida na proporção de 1,49 mg/L e 1,21 mg/L de CaCO3 por mg/L de Fe2+ e Mn2+ oxidados, respectivamente. Esse consumo de alcalinidade deve ser considerado quando o permanganato de potássio for usado. A dosagem de KMnO4 requerida para oxidação é de 0,94 mg/mg de Fe e de 1,92 mg/mg de Mn. A oxidação acontece em tempo que varia de 5 a 10 min quando o pH é superior a 7. Dosagens de 0,25 a 20 mg/L têm sido reportadas na literatura para a remoção de sabor e odor na água.


Em ETAs de ciclo completo, o permanganato de potássio é geralmente aplicado na captação de água bruta, em câmara de chegada na ETA, na câmara de mistura rápida juntamente com o coagulante ou no canal geral de água clarificada. Em ETAs de filtração direta, esse oxidante é aplicado na tomada de água bruta para possibilitar o aumento do tempo de contato antes dos filtros.


A forma principal de ação do permanganato de potássio para a inativação de microrganismos patogênicos é pela oxidação direta do material celular ou pela destruição de enzimas específicas. Do mesmo modo, o íon permanganato (MnO4-) inativa microrganismos como vírus, fungos, bactérias e algas.


A GR Water Solutions fornece Permanganato de Potássio sólido e em solução como parte da linha de produtos de alta qualidade, projetados para atender às necessidades específicas de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).


Saiba mais:

📞 Telefone: (12) 3141-2144



194 visualizações0 comentário

Cursos e Produtos

Microbiologia.png
senai.png
LIVROS.png
Anuncios blog (10).png
10 cursos.png
bottom of page