Estação Elevatória de Esgoto: aplicação e importância
Uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), ou Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE), tem o objetivo de encaminhar o esgoto sanitário de um ponto mais baixo para um ponto mais alto, seja para uma rede de coleta ou para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estação elevatória de esgotos faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), que é responsável por coletar, transportar e tratar o esgoto sanitário gerado em um determinado local.
A EEE é constituída geralmente por um poço de recebimento, armazenamento e bombeamento do esgoto, bombas submersíveis (ou outras), gradeamento para retenção de sólidos grosseiros e proteção das bombas, além de outros dispositivos e equipamentos necessários para o correto funcionamento, como válvulas, painéis elétricos e sensores de nível (ultrassônico, boias elétricas, etc).
O funcionamento mais comum das EEE consiste no acionamento automático das bombas em função do nível do esgoto no poço de acumulação, medido por algum sensor de nível.
A EEE é necessária quando a topografia do terreno não permite que o esgoto escoe por gravidade até a ETE, ou quando há dificuldades de interligação com a rede coletora existente. A estação elevatória de esgotos evita o represamento de esgoto nas cotas mais baixas do terreno, e também reduz o impacto ambiental do descarte irregular de esgoto.
A estação elevatória de esgoto AQUALIFT é uma estação compacta e pode ser utilizada para bombeamento de esgoto sanitário ou efluentes industriais. É composta por gradeamento, poço de acumulação e bomba submersível trituradora dos dejetos. É configurável nos tamanhos: 80 litros, 130 litros, 180 litros e 230 litros, que atendem de 1 a 6 residências. Possui vazão de 0 a 12 m³/h, e altura manométrica de 0 a 14 mca. Além disso, possui painel automático e atende a NBR12208.
Para adquirir a estação compacta AQUALIFT, ou saber mais sobre este sistema, entre em contato com a SanecomFibra. Acesse aqui: sanecomfibra.com.br
#tratamentodeesgoto #saneamento #estacaoelevatoria #estacaodebombeamento #esgoto #tratamentodeefluentes
Comentários