Efluente de lavanderia industrial: a importância do Jar Test para otimizar o tratamento
O Jar Test é uma técnica laboratorial crucial no tratamento de água e efluentes, utilizada para determinar a dosagem adequada de produtos químicos, como coagulantes, floculantes. Durante o procedimento, amostras representativas do líquido são distribuídas em uma série de jarros, onde diferentes combinações e dosagens dos produtos químicos são adicionadas a cada jarro.
Após a agitação nos jarros, ocorre um período de repouso determinado, permitindo que os flocos que foram formados sedimentem. Em seguida, realiza-se a análise dos resultados, avaliando a eficiência de remoção de sólidos suspensos, turbidez, cor, odor e outros parâmetros de qualidade da água.
Os efluentes gerados em lavanderias industriais apresentam uma série de problemas ambientais devido aos seus contaminantes. Dentre os principais estão os resíduos de detergentes e corantes, produtos químicos utilizados nas lavagens, óleos e graxas, bem como fibras e partículas sólidas provenientes dos tecidos, elevando a turbidez e a cor da água.
O tratamento físico-químico é uma etapa fundamental para remoção dos contaminantes deste tipo de efluente, no qual se utilizam coagulantes e floculantes para precipitação de partículas e substâncias em suspensão.
E para que o processo de tratamento seja eficiente, é imprescindível a realização de um Jar Test para determinar quais produtos e dosagens devem ser utilizados no tratamento deste efluente específico.
A GR Industria Química realizou recentemente um Jar Test com o efluente de uma lavanderia industrial, aplicando as soluções próprias de Aluminato de Sódio, GRFLOC RX50 e Polímero BS 3305, na qual se obteve uma redução da turbidez de 84 NTU para 2,4 NTU, além da completa remoção da cor do efluente.
Conheça a GR Industria Química, empresa comprometida a oferecer soluções eficazes e atendimento especializado para a realização de testes e determinação das melhores dosagens e produtos para atender às necessidades específicas de cada cliente!
Comments