Custos dos sistemas de tratamento de água por Ultrafiltração

A ultrafiltração (UF) possui uma ampla gama de aplicações industriais e no saneamento, que vai desde o pré-tratamento da água para osmose reversa, estabilidade da qualidade de água quando há flutuações no fornecimento, tratamento de água de poço ou diretamente de fontes superficiais, além de várias aplicações para reúso de água. O que muitos não sabem é que as membranas de UF representam menos de 1/3 dos custos do sistema, já que o controle e a operação correta são os responsáveis pela extensão do tempo de vida útil do sistema. Isto faz com que alguns periféricos sejam imprescindíveis na hora de instalar a UF.
Nesta postagem, iremos apresentar uma estimativa de quanto cada parte representa no custo material de um sistema de UF industrial de médio porte (10 m³/h).
- Membranas de Ultrafiltração:
As membranas são o coração do sistema, responsáveis pela remoção de partículas, bactérias e outros contaminantes. As membranas, geralmente compostas de fibras ocas, já vem instaladas e seladas no interior de uma carcaça plástica externa. As entradas e saídas de água já são preestabelecidas.
Custo estimado: 25% a 30%
- Bomba de Retrolavagem:
Esta bomba é essencial para manter as membranas com bom fluxo de água, e é responsável tanto pelas retrolavagens periódicas quanto pela retroalimentação feita com a presença de produtos químicos, para melhorar o rendimento da limpeza.
Custo estimado: 10% a 15%.
- Tanques (Pré-tratamento e Armazenamento):
Os tanques são utilizados para armazenar água bruta onde ocorre alguma reação de coagulação ou oxidação, e também água tratada para poder ter água suficiente para realizar a retrolavagem.
Custo estimado: 5% a 10%.
- Sistema de Dosagem de Químicos:
Inclui bombas dosadoras, tanques de produtos químicos e sistemas de controle para adição de algum coagulante, cloro, etc.
Custo estimado: 5% a 10%.
- Quadro de Controle e Automação:
O painel elétrico com os disjuntores e proteções e o sistema de automação com um CLP (controlador lógico programável) e IHM (Interface Humano-Máquina) são responsáveis pelo controle e monitoramento do sistema.
Custo estimado: 10% a 15%.
- Válvulas Automáticas e Manuais:
As válvulas controlam o fluxo de água, a retrolavagem e a operação do sistema.
Custo estimado: 5% a 10%.
- Tubulação, Conexões e Estrutura Civil:
A tubulação conecta todos os componentes do sistema, incluindo mangueiras, conexões e suportes. A parte civil inclui a preparação do local, fundações e estruturas de suporte.
Custo estimado: 25%.
Os sistemas de Ultrafiltração fabricados pela B&F Dias são compactos, podendo ser instalados dentro de container, reduzindo o espaço de instalação (pelo menos 5 vezes menos que uma ETA convencional) e eliminando grandes estruturas de concreto. Como o sistema UF B&D Dias é fortemente automatizado, há uma sensível redução de mão de obra de operação. Os sistemas podem ser comercializados nas modalidades Venda e Locação.
Entre em contato: bfdias.com.br
Comments