5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente: Combate à Poluição Plástica
Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o principal veículo das Nações Unidas para estimular a conscientização e ação mundial pelo meio ambiente. Em 2023, na sua 50º edição, a data tem como tema “soluções para a poluição plástica” com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.

O mundo está sendo inundado por plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope nossos aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta.
Além disso, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, que podem representar uma ameaça à nossa saúde.
A boa notícia é que temos ciência e soluções para enfrentar o problema - e muita coisa já está acontecendo. O que é mais necessário agora é uma onda de pressão pública e política para ampliar e acelerar as ações de governos, empresas e outras partes interessadas para resolver essa crise. Isso ressalta a importância de este Dia Mundial do Meio Ambiente mobilizar ações de todos os cantos do mundo.
O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 mostrará como os países, as empresas e os indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável, oferecendo esperança de que um dia a poluição por plásticos será história.
O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 é sediado pela República de Côte d'Ivoire (Costa do Marfim) em parceria com os Países Baixos.
Fonte: worldenvironmentday.global
Este post foi patrocinado pela SanecomFibra, empresa especialista em equipamentos em Poliéster Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) como medidores de vazão tipo Calha Parshall e Calha Palmer, Comportas Volante e Stop-log.
A empresa é exemplo na gestão dos resíduos sólidos. Todos os resíduos da produção são corretamente destinados e, quando possível, reaproveitados ou reciclados.
Mais de 60% da sobra do pó da fibra de vidro é reaproveitada como carga dentro das próprias peças. Todo processo de lixamento é feito em cabine e o pó é captado por sucção para ser reaproveitado. Não poluindo o meio ambiente, e diminuindo os resíduos.
Todas as peças são feitas para ter muitos anos de durabilidade, reduzindo o alto consumo e a geração de resíduos.
Saiba mais em: sanecomfibra.com.br
Comments